VÍDEO | Ajustes e truques de regulagem que melhoram seu pedal!

ajustes e truques de regulagem

O ajuste da bicicleta é muito importante para você evitar lesões, ter mais conforto e rendimento e, portanto, pedalar mais. Porém, poucas pessoas ajustam corretamente a bike e conseguem retirar o melhor desempenho dela.

O Otávio Bulgarelli, do canal Ciclismo Expert, ensina para nós três dicas básicas para ajustar a bicicleta. Seja ela MTB ou Speed.

1- Altura do Selim

Sente no selim e estique sua perna (direita ou esquerda) com o calcanhar no pedal. Desça com o pedal até o ponto mais baixo do pedivela. Sua perna e pedal devem acompanhar o Seat Tube (Tubo do Canote).

A perna está esticada e tocando o calcanhar no pedal? Esse é o ponto correto da altura do selim. Se a sua perna não estiver esticada ou se ela estiver esticada e não tocar o calcanhar no pedal, você deve reajustar a altura do selim.

Além disso, você pode medir seu cavalo (distância do chão até a região que seu corpo apoia o selim). Com essa medida correta, multiplique o valor por 0,88. O resultado é exatamente o tamanho do ponto central do eixo do pedivela até o selim, a fita métrica deve passar pelo Seat Tube.

2. Posição do selim

Você vai precisar de um barbante e um peso para construir um pêndulo. Sente na bike e coloque o pedivela em posição horizontal. Utilize o pêndulo para medir a distância da rótula do seu joelho e seu pé. Seu joelho e o ponto de apoio do pedal devem estar alinhados. Se não estiverem, você deve ajustar o selim.

3. Tamanho da mesa

A mesa ideal é aquela na qual quando você está sentado(a) na bike, você consegue enxergar exatamente sua roda dianteira. Outra dica é medir com seu cotovelo e antebraço. A distância até o guidão deve ser igual ao tamanho do seu antebraço, mão e três dedos.

Veja o vídeo

Agora não tem mais desculpas para ficar com dores durante o pedal, hein!?

Se curtiu, compartilhe! Ajude o blogbikebazar crescer!

Até a próxima!

Equipe blogbikebazar

Sobre Equipe blogbikebazar 86 Artigos
Somos um grupo de amigos da cidade de São Paulo, apaixonados por bikes, ciclismo e triathlon. Pedalamos há mais de 16 anos e queremos compartilhar com vocês, ciclistas iniciantes e profissionais, nossas experiências adquiridas!

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*