Alongar antes ou depois da atividade física?

alongar antes ou depois do treino

Alguns de nossos seguidores entram em contato conosco com dúvidas diversas sobre ciclismo. Estamos colecionando as perguntas e aos poucos respondendo cada uma delas. Porém, sempre quem responde é um especialista da área e, quando possível, um profissional que pedala também! Quando devemos nos alongar, por exemplo, tem sido uma dúvida comum.

Nesse post, convidamos nosso amigo, ciclista e parceiro Alexandre Quaresma, especialista em fisioterapia esportiva. Eles nos ajudou a responder a seguinte pergunta comum a alguns atletas:

Alongar antes ou depois da atividade física?

Sempre antes de toda a prática esportiva o correto é realizar o aquecimento prévio da musculatura específica que irá ser trabalhada e/ou utilizada. Ao pedalar, por exemplo, aqueça aos poucos e levemente, realize o famoso “girinho”. Ao correr, inicie com uma caminhada e depois um trote leve.

Esses exercícios anteriores ao seu treino e atividade farão com que você “alerte e acostume” sua musculatura e tendões para se prepararem para a atividade física que será desenvolvida. Basicamente, você aumenta os níveis de oxigênio na musculatura, bem como prepara a elasticidade de seus tendões facilitando a sua adaptação para a nova atividade.

Já o alongamento ainda é motivo de grandes discussões em qual momento deve ser realizado.

Ainda assim, o que é mais adotado entre os fisioterapeutas e preparadores esportivos é o alongamento após a atividade física. Após o exercício, os tecidos estão mais maleáveis, ou seja, o corpo está “quente” na linguagem popular, e o alongamento se torna mais eficaz e menos incômodo.

No entanto, se uma atividade física muito intensa foi realizada, como por exemplo, em treinos de longas distâncias, o aconselhado é desaquecer o corpo primeiro por cerca de 10 min e depois realizar o alongamento. O risco de ocorrer lesões durante sua realização com o corpo muito quente e estressado pode ser alto, pois você pode exagerar ao alongar-se e não perceber que está passando do limite.

Sendo assim, sempre aquecer antes da atividade física e sempre desaquecer e alongar após a atividade.

Eu sou Alexandre Quaresma e, em breve, trarei mais informações a vocês ciclistas!

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Alexandre Quaresma
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Sobre Alexandre Quaresma 3 Artigos
Fisioterapeuta e um dos sócios da Clínica Prophysio Fisioterapia Esportiva. Atuou em 2007 com a equipe de futebol júnior do Clube Atlético Juventus e, desde 2008, é fisioterapeuta especialista na Clínica CEGRAFE. Pós-graduado em Disfunções Músculo-Esqueléticas (UNIV. SÂO JUDAS - 2009), Fisioterapia Aplicada à Ortopedia e Traumatologia (UNICAMP - 2010) e Osteopatia Clínica pela Academie de Therapie Manuelle Eet Sportive (ATMS-Bélgica - 2011). É ciclista e triatleta nas horas vagas.

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