Quais estilos de bicicletas existem? Conheça as principais!

Ciclismo de Estrada? Mountain Bike? Bikes Híbridas? Todos esses são estilos de bicicletas, e a utilização do modelo errado para uma determinada atividade pode influenciar, diretamente, no seu desempenho.

Sendo iniciante ou veterano no esporte, é preciso saber que existem diferenças entre os estilos de bicicletas. Apesar disso, não devemos considerar nenhuma atividade melhor ou pior que a outra. Devemos considerar que cada uma tem seu estilo e suas preferências, e é isso que vai te guiar ao seu modelo ideal.

Quais são os Estilos de Bicicletas?

Podemos dizer que existem 3 grandes estilos de bicicletas, que são:

  • Ciclistas que querem participar de competições de velocidade. Essa modalidade é chamada de Ciclismo de Estrada ou Speed;
  • Ciclistas que querem realizar trilhas e/ou atividades mais “aventureiras”. Essa modalidade é chamada de Mountain Bike;
  • Ciclistas que querem apenas curtir o final de semana em uma bike, passear com a família ou usar como meio de transporte. Essa modalidade não tem um nome definido, mas podemos chamar de Híbridas.
Estilos de bicicletas
Pequena amostra sobre os diferentes estilos de bicicletas.

Antes de adquirir uma nova bicicleta, vale fazer algumas reflexões que te ajudarão a identificar seu estilo: Quero fazer trilha? Quero participar de competições de velocidade? Quero algo mais voltado para mobilidade? Vou usar junto com transporte público? Vou usar só de final de semana para lazer ou durante a semana como mobilidade? Quanto tempo vou usar por dia? Quanto dinheiro tenho para investir em uma bicicleta?

Com essas perguntas respondidas, vamos a apresentação detalhada de cada um dos 3 estilos de bicicletas apresentados acima, bem como de suas subdivisões, para que você entenda as diferenças e qual se adéqua mais ao seu estilo!

Ciclismo de Estrada

O Ciclismo de Estrada, também chamado de “Speed” (velocidade em inglês) é bem definido. Ao contrário dos demais modelos que apresentaremos, ele uma categoria que não possui subdivisões. Em outras palavras, todas as bicicletas Speed são utilizadas em corridas de velocidade.

Algumas das competições famosas que existem por aí, e que você já deve ter ouvido falar, são: Tour de France, Giro de Itália e GFNY. Por conta dessas competições, esse é um dos estilos de bicicletas mais conhecidos atualmente (apesar de nem todos saberem seu nome).

Estilos de bicicletas - Bicicleta de Estrada
Bicicleta de Estrada (Speed)

Essas bicicletas têm como característica: seu peso extremamente baixo (principalmente nos modelos com quadro de fibra de carbono) e pneus finos com alta pressão, que diminuem a aderência ao solo.

Por conta dessas características, a Bicicleta de Estrada é altamente recomendada para asfalto de qualidade e, preferencialmente, estrada (como o próprio nome já diz), pois permite usar ao máximo o potencial da bicicleta.

Cuidados importantes: usar em pisos escorregadios ou em área urbana (muitos buracos e sujeira na via) pode ser bem perigoso, pois o pneu fino e liso é mais propício a furos e tombos.

Mountain Bike (MTB)

As Mountain Bikes já possuem uma série se subdivisões, como: Cross Country e Downhill. No Brasil, esses estilos de bicicletas são os mais praticados pelos ciclistas.

Estilos de bicicletas - Mountain Bike - Cross Country
MTB – Cross Country

Cross Country (XC), que consiste em utilizar a bicicleta para fazer trilhas, é o modelo que melhor representa a Mountain Bike clássica. Conhecida por poder ser utilizada em qualquer terreno e condições (terrenos acidentados, estradas de terra, neve e lama), essa é o modelo mais comum no Brasil.

Suas principais características são: pneus largos e com cravos (que oferecerem maior estabilidade em terrenos irregulares) e sistema de amortecimento (suspensão dianteira e full suspension).

Seu uso mais recomendado é para trilhas, apesar de ser uma boa solução para uso urbano (principalmente pela quantidade de buracos e lombadas das cidades). Apesar disso, vale destacar que ela é mais robusta que um modelo urbano, o que a torna, muitas vezes, mais cara.

Estilos de bicicletas - Mountain Bike - Downhill
MTB – Downhill

Além disso, há o Downhill, que consiste em descidas agressivas e técnicas. Essa modalidade expõe bastante risco para os atletas, que passam por diferentes tipos de terrenos e pelos mais diversos desafios (pontos de salto, vãos a serem superados com ou sem rampa e grandes degraus).

Suas características são: uma bicicleta mais robusta e pesada para aguentar o impacto, suspensão dianteira e traseira e um design diferenciado que garante mais estabilidade para o ciclista nas descidas (uma leve inclinação para trás).

Vale destacar também que estão chegando no mercado MTBs elétricas. Elas têm basicamente a mesma característica de uma MTB XC ou Downhill, porém é equipada com uma bateria de ion-lítio. Isso aumenta a perfomance do ciclista e permite provas e passeios com mais eficiência e longas distâncias.

BMX – Bicycle (B) Moto (M) X (Cross)

Estilos de bicicletas - BMX ou bicicross
BMX ou Bicicross

Já o BMX, também conhecido como bicicross, é recomendado para uso em terrenos similares ao Motocross e pistas para manobras radicais.

Existem, ainda, mais duas modalidades dentro do BMX, o Race (corrida) e o Freestyle (estilo Livre / manobras).

Sua principal característica é: bicicletas aparentemente menores (aros 20 e 24).

 

Bicicletas Híbridas

As bicicletas híbridas misturam diferentes conceitos e modelos para criar opções alternativas para quem quer curtir um passeio de bike simples ou quem opta por usar a bicicleta como meio de transporte.

Esses estilos de bicicletas, apesar de serem bem recentes, possuem boa aceitação pelo público. Da mesma forma que o MTB, as bicicletas Híbridas possuem 3 principais divisões: Urbana, Elétrica e Dobráveis.

Estilos de bicicletas - Bike Híbrida - Urbana
Bike Híbrida – Urbana

As Urbanas, como o próprio nome já diz, são ideais para utilizar nas cidades, em ruas, ciclovias e parques. Focado mais no conforto do que no desempenho, este modelo proporciona maior estabilidade, já que o ciclista pedala um pouco mais em pé.

Suas características são: bagageiro, para-lamas, farol, lanterna, buzina, pneus mais finos e sem cravos (diminuem o atrito e gera melhor eficiência no asfalto) e selim mais confortável. Além disso, alguns modelos podem apresentar cestinha no guidão, espelhos retrovisores e, no caso de bicicletas femininas, quadro apropriado para uso com saia (o que facilita as mulheres subirem e descerem da bicicleta).

Estilos de bicicletas - Bike Híbrida - Bicicleta Elétrica
Bike Híbrida – Bicicleta Elétrica

Bem parecida com a urbana, as bicicletas elétricas (E-bikes) têm ganhado mercado no Brasil. Para quem quer ir mais longe e se esforçar um pouco menos, essa pode ser a solução.

Sua principal característica é: um motor elétrico, que pode mover a bicicleta total ou parcialmente (apenas quando acionado), alimentado por baterias recarregáveis.

Essa bicicleta é ideal para quem não tem tanto preparo físico, quem carrega muito peso ou para quem quer ir trabalhar e não transpirar tanto com o esforço.

Estilos de bicicletas - Bike Híbrida - Bicicleta Dobrável
Bike Híbrida – Bicicleta Dobrável

Para finalizar, os modelos dobráveis, que ainda são bem tímidos, mas já tem alguns adeptos. Ideal para quem quer percorrer longas distâncias utilizando mais de um meio de transporte, esse tipo de bike pode ser dobrado, ocupando pouquíssimo espaço. Dessa forma, ela pode ser guardada em porta-malas de carros, embaixo de mesas ou carregando em transporte público.

Sua principal característica é: guidão alto em relação ao resto da bike e a possibilidade de dobrá-la.

Existem mais estilos e categorias de bikes?

Sim! Ainda tem as bicicletas TT (Time Trial), para Triatlo, caiçaras, infantis, triciclos, tandem e por aí vai… em breve, voltamos a postar mais materiais sobre os demais estilos e seus uso…

Quero fazer um upgrade na minha bike… e agora?

Agora que você já sabe a diferença entre os estilos de bicicletas existentes no mercado e suas utilidades, que tal dar uma espiadinha em inúmeros modelos e categorias diferentes?

A bikebazar é uma plataforma online para compra e venda de bicicletas, peças, acessórios e vestuários para ciclismo. Ou seja, lá você encontra de tudo, e também pode vender tudo relacionado a ciclismo… de bicicletas a equipamentos de segurança!

A bikebazar é simples, fácil e prático de se usar. Não perca tempo.. .acesse agora mesmo a bikebazar e veja os anúncios disponíveis!

Espero que tenha gostado de nossa matéria.

Se tiver mais alguma dúvida, escreva nos comentários para que possamos ajudar.

Até a próxima,

Equipe blogbikebazar

Sobre Equipe blogbikebazar 159 Artigos
Somos um grupo de amigos da cidade de São Paulo, apaixonados por bikes, ciclismo e triathlon. Pedalamos há mais de 16 anos e queremos compartilhar com vocês, ciclistas iniciantes e profissionais, nossas experiências adquiridas!

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*