
Na maioria das vezes que pensamos em São Paulo, automaticamente já lembramos do trânsito… estamos errado?! Quem nunca ficou horas parado no trânsito em grandes avenidas, vendo a hora passar, faltando apenas pouquíssimos metros para chegar?!
Essas pessoas sabem o quanto é desesperador ter um compromisso marcado e ter a certeza de que chegará atrasado.
E é nesse momento que olhamos para o lado, e vemos uma bela ciclofaixa! Com ciclistas passando tranquilamente pelo trânsito, dependendo apenas de suas pernas para chegar ao trabalho no tempo. Neste momento, surgem 2 pensamentos:
- “Vou comprar uma bicicleta e vou começar a usa-la como meio de transporte! ”
- “Até poderia ir de bike, mas é perigoso, chegaria suado… não vale a pena! ”
Bom, se alguma dessas ideias já passaram pela sua cabeça, você precisa conhecer a Bikxi:
O primeiro transporte compartilhado que utiliza bicicletas duplas e elétricas. Elas são guiadas por profissionais e tiram você do trânsito. Assim você sempre chega na hora planejada!
Quem criou?
O criador da Bikxi foi Danilo Lamy (30 anos), um economista que trabalhou por três anos em Nova York, e ao retornar para o Brasil (São Paulo), já cansado de tanto congestionamento, teve essa ideia brilhante ao trocar o carro pela bicicleta para se locomover até o trabalho. Após um tempo de estudo, a Bikxi surgiu no segundo semestre de 2017.
Como surgiu a ideia?
Ao ir trabalhar de bicicleta, Danilo percebeu que chegava mais disposto e feliz no trabalho, além de levar menos da metade do tempo do que de carro.
Decidido a levar esses benefícios para outras pessoas, começou a estudar alternativas para os maiores problemas enfrentados na cidade: a segurança e o receio de não ter onde trocar de roupa (caso suasse).
Mas o que é a Bikxi?
De uma forma bem simples, a Bikxi oferece caronas em bicicletas duplas elétricas, que são guiadas por profissionais treinados pelas ciclovias e ciclofaixas da cidade de São Paulo.
O mais legal é que a pessoa pode escolher se quer pedalar ou não! As viagens podem ser solicitadas tanto pelo aplicativo, disponível para Android e Iphone, quanto diretamente com um “Bikxer” na ciclovia.
O valor cobrado pelo serviço é feito somente pela distância percorrida. Visando aumentar a segurança dos motoristas, a Bikxi não aceita dinheiro. A cobrança da viagem é feita apenas pelo cartão, por meio de aplicativo (apenas crédito) ou pela maquina de cartão ao final da corrida (crédito ou débito).

Então não são bicicletas convencionais?
Não. Elas foram desenvolvidas exclusivamente para este serviço. Possuem dois bancos de couro, sistema elétrico de pedal assistido, bagageiro, porta-luvas e pedais independentes, permitindo que o passageiro escolha se quer (ou não), pedalar. Além disso, a empresa oferece ao passageiro: um capacete, touca higiênica para a cabeça e capa de chuva para os dias de “garoa paulistana”.
E podemos mesmo confiar neste motorista?
Claro que pode! Todos os ciclistas da Bikxi foram capacitados a operar as bicicletas, recebendo aulas de legislação do trânsito e orientação voltada a pedalar com respeito e segurança nas ciclovias.

Essa ideia foi baseada em alguma iniciativa de outro país?
Não. Trata-se de um serviço inédito no mundo! A ideia do Danilo é algo original, inspirada em um problema vivenciado por ele e por vários outros moradores de São Paulo.
E como funciona? Onde posso usar a Bikxi?
Atualmente, a empresa conta com uma frota de 10 bicicletas que atuam de segunda à sexta-feira das 07h00 às 20h30.
Por enquanto, existe apenas uma rota disponível, a Faria Lima – Berrini, que possui um trecho de mais de 20km de extensão, passando pelo CEAGESP, Avenida Faria Lima, Parque do Ibirapuera, Avenida Berrini até a Ponte do Morumbi.
Veja na imagem abaixo a rota percorrida e os principais pontos de parada:

Além desta rota, em breve será lançada a rota Paulista – Vila Mariana.
Veja o vídeo da Bikxi
Onde encontrar as unidades e obter mais informações?
No próprio site da Bikxi. Entre em contato com eles!
E aí, gostou desse novo seviço? Compartilhe com a galera do pedal!
Até a próxima!
Equipe blogbikebazar
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