Karen Olimpio é vice-campeã da Taça Brasil de MTB XCO, em Maricá (RJ)

Ciclismo Feminino

Giugiu Morgen (Divulgação)
Giugiu Morgen (Divulgação)

O domingo (11) foi marcado por bons resultados para as ciclistas do Shimano Sports Team, na principal competição do mountain bike brasileiro no fim de semana. Maricá (RJ) recebeu a Taça Brasil de MTB XCO, válida pelos rankings olímpico e mundial de cross country (XC). A maior conquista da marca veio com Karen Olimpio (Squadra Oggi), vice-campeã atrás da vencedora Jaqueline Mourão.

Ainda na elite feminina, Danielle Moraes (Caloi Avancini Team) esteve em ação e terminou em quarto lugar. Hercília Najara e Luma Diniz completaram o pódio entre as mulheres, na terceira e quinta colocações, respectivamente. Além do vice-campeonato no geral, que garantiu a Karen Olimpio 20 pontos nos rankings internacionais, a ciclista subiu outra vez no pódio, sendo a campeã da categoria sub-23.

Pódio elite feminina na Taça Brasil (Carolina Avancini / Caloi Avancini Team)
Pódio elite feminina na Taça Brasil (Carolina Avancini / Caloi Avancini Team)

“Disputei a Taça Brasil de MTB XCO, em Maricá, pelo terceiro ano consecutivo. Depois de uma breve pausa após a ultramaratona Brasil Ride, em outubro, eu ainda tinha essa grande prova no calendário, um circuito que gosto bastante. Foram cinco voltas intensas. Fiz uma largada conservadora, sentindo bastante o ritmo, algo que eu já imaginava”, disse Karen, ciclista que tem sua bike equipada com o grupo Shimano XTR Di2 de transmissão de marchas eletrônica.

“Durante a primeira volta fiquei intercalando entre a quarta e a quinta colocação. A partir da volta seguinte, fui crescendo e consegui ir ganhando posições até segurar o segundo lugar e assim levei até o final. Cada dia é uma luta diferente. Estou feliz com o desempenho dentro da prova, levando em consideração as condições em que entrei”, complementou Karen Olimpio.

Pódio sub-23 feminina na Taça Brasil (Divulgação)
Pódio sub-23 feminina na Taça Brasil (Divulgação)

Título na juvenil – Quem também esteve em ação na Taça Brasil de MTB XCO foi a jovem ciclista Giuliana Morgen (Sense Factory Racing). Giugiu, como é conhecida, faturou o título da categoria juvenil após liderar a prova de ponta a ponta. “Vitória em Maricá, que me garantiu o título de campeã carioca em 2018. Feliz por estar com muita força neste fim de temporada. Agradeço a todos da minha equipe e também aos que torceram por mim”, comemorou Giugiu.

Espaço das mulheres – A Shimano dá destaque especial a suas atletas, com releases, postagens em mídias sociais, eventos, entre outras ações de comunicação específica para o público feminino. O objetivo é difundir ainda mais o ciclismo feminino e dar atenção às ciclistas que crescem em quantidade e nível de profissionalismo a cada temporada.

Novidades Shimano – Em 2018, a Shimano fez o lançamento do tradicional grupo de ciclismo de estrada 105 R7000, totalmente remodelado: são novas tecnologias herdadas do Dura-Ace, alavancas de STI adequadas para mãos menores (de mulheres por exemplo) e freio a disco hidráulico – finalmente regulamentado pela Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC). Vale destacar que o ciclismo de estrada é uma modalidade bastante praticada por atletas de MTB, como complemento aos treinos.

Também neste ano, a marca lançou o XTR M9100 e atendeu ao pedido dos fãs com a configuração de 12 velocidades, trazendo muitas outras inovações. O grupo apresenta um cassete totalmente inovador com pinhões de amplo alcance de 10-45D ou 10-51D, freios com 2 ou 4 pistões, e um novo cubo com a nova tecnologia Shimano Micro Spline. Um novo projeto de configuração de freios e alavancas, que permite ao ciclista posicionar seus comandos, incluindo a alavanca de canote retrátil de selim “dropper post” XTR, em uma situação otimizada para máximo conforto e acionamento rápido.

FONTE – SHIMANO

Sobre Equipe blogbikebazar 172 Artigos
Somos um grupo de amigos da cidade de São Paulo, apaixonados por bikes, ciclismo e triathlon. Pedalamos há mais de 16 anos e queremos compartilhar com vocês, ciclistas iniciantes e profissionais, nossas experiências adquiridas!

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*