VÍDEO | 5 dicas para você pedalar melhor em subidas! Confira!

pedalar em subida

Pedalar em subidas pode ser bem difícil. Porém, ao mesmo tempo, quando nós conseguimos completá-las, independente do tempo, é muito gratificante.

Nesse vídeo, a Global Cycling Network (GCN) apresenta 5 dicas para ajudar você a pedalar melhor nas subidas.

1- Administre seu pensamento

Administrar e controlar os seus pensamentos são tão importantes quanto pedalar na marcha correta. Aceite que vai doer, aceite que sua frequência cardíaca vai se elevar e faça da dor a sua companheira… que esquisito isso, não é mesmo?!

Pois então, coloque em sua cabeça que aquela montanha/subida está elevando seu condicionamento físico e, portanto, lhe tornará melhor.

No momento da subida, não fique pensando que poderia ter treinado mais ou que você não vai aguentar… Aceitar essas adversidades e reconhecer que subidas fazem parte do ciclismo, tornarão seu pedal mais prazeroso.

2- Use as marchas corretamente

Até mesmo os profissionais da elite utilizam uma relação mais leve em subidas. Mantenha uma marcha na qual você consegue administrar a sua cadência (veja post sobre cadência). Isso evitará as dores e possíveis tendinites originadas pela sobrecarga nos pedais.

Portanto, utilize sim, sem medo e vergonha, as marchas mais leves da sua bike. Suba leve… não suba moendo…

3- Varie a forma da pedalada

Pedalar sentando ou de pé? Ninguém sabe essa resposta ao certo… o que é bom e fácil para uns, não é para outros. Porém, a dica aqui é para você manter cerca de 95% do seu tempo de subida pedalando sentado e 5% do tempo, pedalando em pé.

Variar a forma da pedalada estimulará outros grupos musculares e dará uma pausa para os músculos que estão sendo mais utilizados.

Dica: no meio da subida, baixe duas marchas (tornar a bike um pouco mais pesada) e pedale em pé por 10 segundos. Feito isso, volte à configuração da marcha anterior e sente novamente no banco para voltar ao seu ritmo. Isso irá te relaxar mentalmente e proporcionar um novo ritmo de subida.
4- Perca peso

Perder uns quilinhos extras ajuda na velocidade de subida. De acordo com um experimento de escalada realizado pela GCN, durante um trecho de 5 km, um peso extra de 5 kg pode tornar o ciclista cerca de 90 segundos (1 minuto e 30 segundos) mais lento.

Ou seja, perder peso faz diferença nas subidas. Ah! Elimine peso desnecessário da bike também!

5- Não acelere no começo da subida

Manter seu ritmo para completar uma subida é fundamental. A ansiedade para terminar de pressa a escalada pode influenciar seu desempenho. Portanto, evite se esforçar muito no começo e gastar energia à toa.

Comece a escalada de forma estável e vá regulando a marcha para conseguir manter um bom ritmo de cadência. Evite elevar demais a sua frequência cardíaca para você não “quebrar” no meio da subida.

Mantenha um ritmo confortável e vá com calma. Atenção, respeite o seu ritmo. Administrar sua energia é fundamental para você completar o seu pedal.

VÍDEO | 5 dicas para você pedalar melhor em subidas! (4’42”)

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Bom pedal e até a próxima!

Equipe blogbikebazar

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Somos um grupo de amigos da cidade de São Paulo, apaixonados por bikes, ciclismo e triathlon. Pedalamos há mais de 16 anos e queremos compartilhar com vocês, ciclistas iniciantes e profissionais, nossas experiências adquiridas!

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