Atenção! O inverno chegou e respirar corretamente pode prevenir doenças!

respirar corretamente na bicicleta

A respiração é uma função vital que executamos de forma involuntária e muitos ciclistas precisam prestar mais atenção nela durante a realização dos treinos e atividades. Respirar corretamente melhora o desempenho do ciclista.

Em atividades físicas, a respiração ritmada e controlada é de fundamental importância, pois auxilia na função cardíaca e no condicionamento físico. Realizar a respiração correta, permite melhor absorção de oxigênio pela corrente sanguínea, os batimentos cardíacos ficam mais estáveis, propiciando melhor desempenho com menos esforço e fadiga muscular.

A respiração acontece em duas fases: inspiração nasal, ou seja, entrada de ar pelas narinas e a expiração, que é a  saída de ar, geralmente pelo nariz, conforme função natural.

O nariz, além de ser um condutor de ar, é um órgão especializado em realizar três funções importantes: 1- Filtrar; 2- Aquecer; e 3- Umidificar o ar que inspiramos, protegendo as vias aéreas superiores e pulmões de impurezas e diferenças de temperatura.

O indivíduo que inspira pela boca, portanto, perde os benefícios naturais citados acima e está mais propenso a contrair gripes e resfriados!!!

Ou seja, ciclistas e atletas, aqui vai uma dica, a INSPIRAÇÃO deve ser sempre NASAL, caso o indivíduo não apresente nenhuma alteração anatômica ou funcional.

A diferença em atividades físicas está em realizar uma INSPIRAÇÃO NASAL profunda, seguida de EXPIRAÇÃO BUCAL profunda. O ponto importante aqui é que a expiração bucal elimina maior quantidade de ar em relação à expiração nasal, portanto maior quantidade de gás carbônico será eliminado, retardando o cansaço ou a fadiga.

Além disso, a postura do ciclista é também muito importante, pois deve facilitar o trabalho dos músculos respiratórios, principalmente o diafragmático, favorecendo o aumento da capacidade respiratória.

Novamente a dica é realizar o bikefit que é o ajuste correto da sua bicicleta ao seu corpo com a ajuda de um profissional especializado. (em breve, matéria específica sobre BIKEFIT).

Quando o ciclista sentir-se cansado ou ofegante é importante que faça exercícios respiratórios profundos, para eliminar o gás carbônico que se encontra em maior quantidade no seu organismo.

Segue exercício no qual é possível realizar quando se sentir ofegante ou cansado(a):

1.       ACALME a mente. Em seguida, inspire profundamente pelo nariz e expire lentamente pela boca, eliminando todo o ar dos pulmões.

2.       Repita três vezes, sentindo que o corpo está respondendo ao seu comando de CALMA.

A hidratação é outro fator importante que ajuda no condicionamento respiratório. Mantenha-se bastante hidratado, pois evita o ressecamento das vias aéreas superiores.

Portanto, atletas e ciclistas, não deixem de adequar corretamente sua postura na bike (bikefit), crie o hábito de respirar adequadamente, faça uma boa alimentação, hidrate-se e bom pedal!

Isso tudo lhe proporcionará um treino e atividade física com melhores rendimentos, qualidade, menos fadiga e mais ganho de resistência. Quer mais dicas? Saiba em que momento realizar seu alongamento.

Em breve, trarei mais dicas a todos(as) vocês.

Não deixe de comentar o que achou desse post! E se gostou, compartilhe com os amigos(as) em suas redes sociais e whatsapp!

Maria Marlene de Souza Mendes e Silva
CRFa 2-2362
Fonoaudióloga formada pela USP, pós-graduada em Distúrbios da Comunicação pela PUC. S.P., com vasta experiência no atendimento de adultos e crianças.

Sobre Equipe blogbikebazar 147 Artigos
Somos um grupo de amigos da cidade de São Paulo, apaixonados por bikes, ciclismo e triathlon. Pedalamos há mais de 16 anos e queremos compartilhar com vocês, ciclistas iniciantes e profissionais, nossas experiências adquiridas!

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*