Rotina de um atleta amador. O fim de um ciclo e (re)começo de 2018…

rotina de treinos de um atleta amador michel horse
Foto: Michel Horse

Como já escrevemos antes sobre a rotina de treinos de um atleta amador, estamos acompanhando os treinos do Michel Horse, um atleta que iniciou no mundo do ciclismo a pouco tempo (2016) e já conquistou boas colocações em provas estaduais e regionais.

Neste post, contaremos um pouco como foi a rotina de treinos em Dezembro/2017.

Blogbikebazar: Michel, e aí, como foi a rotina em dezembro/17?

Michel Horse: Dezembro foi mais um mês para reflexão, renovar as energias e me preparar para voltar a “pegar forte” nos treinos em Janeiro. Aproveitei para concluir algumas metas e objetivos, pensar um pouco em como foi o ano de 2017 e encerrar o ciclo deste ano, já pensando em como iniciar 2018, melhor.

Blogbikebazar: Qual conclusão chegou? Como foi seu 2017?

Michel Horse: No início de 2017, eu me desafiei a cumprir algumas metas. Entre elas, estavam principalmente: correr todas as provas possíveis no meu primeiro ano competindo, começar andar de speed, pedalar 10.000km no ano.

Para ir atrás dessas metas, enfrentei muitos desafios, provas, frustração, alegria, choro, felicidade, fadiga, exaustão, coração acelerado… tantas coisas que nem consigo descrever todas!

Falando das provas com pódio, alcancei uma vez o 3º lugar e duas vezes o 5º lugar na classificação geral. Já na classificação por categoria, tive resultados melhores… consegui três vezes o 1º lugar, uma vez o 2º lugar, duas vezes o 3º lugar e quatro vezes a 5ª colocação.

Mas o importante é que, no meio de tudo isso, achei tempo e disposição para brincar de sorteios, pedalar a passeio, competir… enfim, viver com intensidade cada momento!

rotina de treinos de um atleta amador michel horse
Foto: Michel Horse

Blogbikebazar: E as metas? Conseguiu atingir?

Michel Horse: Sobre competir todas as provas possíveis, fiz o máximo que consegui para alcançar, mas tive inúmeros imprevistos ao longo da jornada…

Na primeira prova do ano, sofri um acidente grave (uma queda), que me fez pensar em desistir. Meses depois, participei de uma corrida em que a corrente quebrou… na prova seguinte, o pneu rasgou… na outra, dias depois caí de speed…

Mas o importante é que nada disso me fez desistir…  muito pelo contrário. Isso me fortaleceu ainda mais, para que no final do ano, conseguisse mais vitórias do que derrotas. Por fim, tenho que admitir que não foi fácil… enfrentei muitos treinos, chuva, lama, poeira, sol e suor, mas a busca por atingir essa meta me levou a muitas conquistas, muitas pessoas novas que conheci e locais fantásticos visitados.

Sobre a meta de pedalar 10.000km no ano, confesso que nunca dei muita importância para ela… nunca persegui esta meta em particular. Mas em dezembro/2017, fiz as contas e percebi que só faltavam pouco mais de 1.000 km. Decidi focar nessa meta e ser feliz.

Com pedais tranquilos, e a ajuda de Deus, pessoas incríveis que conheci através do pedal e muita disposição, fechei o ano com exatos 10.096km, 404hs em cima de uma bike e 246 dias pedalando.

rotina de treinos de um atleta amador michel horse
Foto: Michel Horse

 

Blogbikebazar: Voltando a falar de dezembro… como foram seus treinos? Conseguiu cumprir sua planilha de treino?

Michel Horse: Então… só segui atentamente a planilha de treinos até novembro. Em dezembro, decidi pedalar sem “cobranças”, fazendo pedais livres, com o objetivo de começar janeiro com foco total e muito preparado psicologicamente.

Blogbikebazar: E quanto a dieta deste mês? Parou também?

Michel Horse: Ah não… essa eu tive de seguir a risca! Já que não segui a planilha de treinos, não pude “abrir mão” da dieta. Afinal de contas, não queria começar janeiro fora de forma e com um peso extra.

Blogbikebazar: E as dores que você estava sentindo? Como estão?

Michel Horse: Melhorou tudo, Graças a Deus!

Este slideshow necessita de JavaScript.

Blogbikebazar: E o psicológico? Está firme para 2018?

Michel Horse: Estou motivado! As empresas parceiras de 2017 confirmaram o apoio para 2018 (3i Seguros, HotTape, Venturim Transportes, AR SportFitness Jardim Camburi, XC SHOP e vocês da bikebazar), e ainda tenho o apoio da assessoria esportiva da RTreino (do professor Renato Marinho).

O mais legal é que decidi retribuir esse apoio! A partir deste ano, irei apoiar outros atletas através de sorteios realizados no meu instagram e de outras formas diretas e indiretas (é um pensamento muito novo e ainda não consegui definir todas as frentes). Hoje já faço isso pelo atleta multicampeão estadual de MTB/Road, Sidiclei Defendenti, por meio da “marca” Michel Horse.

Blogbikebazar: E o que espera para 2018?

Michel Horse: Em 2018, espero que meus planos se concretizem. O ciclismo fez parte da minha vida de uma forma imensa e através dele, sou FELIZ!!!

Neste ano, espero conseguir correr as principais provas no estado (que são ranqueadas), correr o CIMTB e, ao menos, mais umas 05 provas fora do estado.

Será um ano de muito foco no esporte, esperando me divertir muito e, de alguma forma, continuar incentivando outros a se apaixonarem por este esporte, assim como eu me apaixonei.

rotina de treinos de um atleta amador michel horse
Foto: Instagram Michel Horse

Observação: em 26/03/2018, um dia antes da publicação desse post, Michel Horse informou aos seus seguidores, por meio do instagram, que deixará de participar de provas e competições em 2018. Entraremos em contato com ele para entender o motivo e atualizar a publicação.

Conversamos com o Michel e e ele explicou para nós: Precisará reorganizar o tempo de treino no seu dia-a-dia. Inclusive, criou um canal no YouTube para compartilhar conosco seus treinos! Em breve, mais notícias! Ufa! Ainda bem! Ciclista não desiste! #partiu!

Se curtiu, compartilhe!

Até a próxima!

Equipe blogbikebazar

Sobre Equipe blogbikebazar 130 Artigos
Somos um grupo de amigos da cidade de São Paulo, apaixonados por bikes, ciclismo e triathlon. Pedalamos há mais de 16 anos e queremos compartilhar com vocês, ciclistas iniciantes e profissionais, nossas experiências adquiridas!

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*