Tour de France 2018 chama a atenção…

Importante: Nesse post, compilamos uma série informações e links de outros portais de conteúdos interessantes.

Tour de France é, sem dúvida, o maior evento do ciclismo e um dos eventos anuais com maior público. Essa competição ocorre todo ano na França, em que os ciclistas percorrem uma distância de, aproximadamente, 3.500 km em 21 etapas diferentes, que duram até 23 dias.

Por conta do grande público e imprensa que o Tour de France atrai, muitos moradores da região aproveitam o espaço para fazer protestos e reivindicações, o que acaba gerando alguns problemas para a competição.

Nesse ano de 2018, durante uma manifestação de fazendeiros locais, policiais jogaram gás de pimenta para dispersar os manifestantes, mas acabaram acertando os ciclistas. Por conta disso, a prova teve que ser interrompida.

Outro fato “curioso” do Tour de France 2018, foi quando um policial derrubou um dos atletas da competição, após confundi-lo com um torcedor.

A história do Tour de France

Tudo começou em 1903, quando um jornal chamado L’Auto decidiu utilizar uma competição de ciclismo para vender mais exemplares. Cabe dizer, que nessa época, as corridas longas de ciclismo eram um meio popular para incentivar a venda de jornais.

Superando várias dificuldades para fazer com que a população gostasse e, principalmente, aderisse a essa competição, o primeiro Tour de France aconteceu no mesmo ano, e foi considerado um sucesso. De lá pra cá essa competição ganhou cada vez mais mídia e patrocinadores, o que a fez crescer cada vez mais.

Para ler a história na integra com todos os detalhes, conheça a Histório do Tradicional Tour de France.

As clássicas camisetas coloridas

Uma característica marcante deste evento são as camisetas coloridas. Tem camiseta amarela, tem branca com bolinhas vermelhas, tem verde, branca e outras seis que se você estiver com um tempinho vale a pena conhecer nessa matéria completa.

Cada uma tem um significado e são extremamente importantes para compreender a competição e torná-la ainda mais emocionante.

Mas nem tudo são “cores”

O Tour de France, que vem fazendo história desde 1903, representa a tradição do ciclismo. Uma das maiores “graças” da competição são suas tradições e rituais marcantes…

No entanto, algumas coisas mudam com o tempo, e os representantes e organizadores precisam se atualizar…

Em todas as premiações deste evento, mulheres jovens, com roupas elegantes são entregam as premiações e presentes para os ciclistas, além de ajudá-los a vestir as camisetas especiais para o pódio e algumas vezes até encerram a cerimônia com beijos nos atletas.

A época desse tipo de ritual já passou, e é preciso mudar a forma de pensar e representar a participação das mulheres nessa competição. Clique aqui e confira esse ótimo texto que descreve a insatisfação com essa situação e apresenta soluções tomadas por outras competições.

E, ainda pior que isso, as mulheres nem podem competir no Tour de France!

Mas elas não vão deixar isso assim (e estão certas)! Nessa última edição, já tomaram decisões para provar que elas têm podem participar.

Quer sentir um pouco do Tour de France sem sair do Brasil?

E para quem se identificou com o Tour de France descrito pela Esther Zancan, e gostaria de sentir isso na pele, prepare-se! O L’Étape Brasil by Le Tour de France acontecerá em Campos do Jordão, entre os dias 28 e 30 de setembro.

O L’Étape Brasil está em sua 4ª Edição no Brasil e já se consolida como o maior evento de ciclismo da America Latina. Tem o objetivo de passar o espírito do Tour de France, dando aquele “gostinho” para quem sempre sonhou em participar deste grande evento.

Acesse o Letape Brasil e obtenha mais informações.

E aí? O que achou? Gostou do conteúdo?

Assine nossa newsletter e fique por dentro das novidades do mundo do ciclismo.

Um abraço,

Equipe blogbikebazar

Sobre Equipe blogbikebazar 130 Artigos
Somos um grupo de amigos da cidade de São Paulo, apaixonados por bikes, ciclismo e triathlon. Pedalamos há mais de 16 anos e queremos compartilhar com vocês, ciclistas iniciantes e profissionais, nossas experiências adquiridas!

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*