VÍDEO | Troque corretamente as marchas e não perca o giro do pedal!

Troque corretamente as marchas

Entender o funcionamento das marchas da sua bicicleta é extremamente importante para enfrentar subidas difíceis, ganhar velocidade nas retas e nas descidas.

Neste vídeo, Cícero Lourenço e Jonas Guerreiros, do canal Braddocks Cycling, dão algumas dicas para você aprender a usar suas marchas corretamente, independentemente do modelo da sua bicicleta e quantidade de marchas que ela possui.

Relação de Marcha

É a proporção entre os dentes da coroa (engrenagem dianteira) e os dentes do pinhão (engrenagem traseira) de sua bicicleta.

Na mão direita, geralmente, fica o controle da engrenagem traseira. Nesta engrenagem (pinhão), quanto maior a alavanca, mais leve a marcha, facilitando as subidas. Enquanto que as alavancas menores te possibilitam ganhar mais velocidade.

Já na mão esquerda, fica o controle da engrenagem dianteira. Nesta engrenagem (coroa), a situação é contrária. Quanto maior a engrenagem, maior a velocidade. Enquanto que, quanto menor, mais leve a marcha.

Troca de marcha mais suave

Para diminuir os trancos na mudança de coroa, seja para subir ou descer, repita o movimento (ao mesmo tempo) em sua mão direita. Além disso, quando for realizar as trocas de marcha, alivie a força na perna. Isso vai evitar os trancos e possível quebra de corrente.

Outra dica, mantenha a marcha engrenada coerente com a velocidade que você está andando, sempre se preparando, com antecedência, para subidas e descidas.

Cadência

Cadência é a quantidade de vezes em que o pedal gira por minuto. A medida mais utilizada atualmente é o RPM. Não existe uma cadência certa e ideal, isso varia entre cada ciclista. Geralmente os ciclistas optam por pedalar entre 70 e 100 rpm.

Agora não tem mais desculpa para não conseguir enfrentar aquela subida enorme, não é verdade?!

Confira o vídeo detalhado – 3″05′:

Se curtiu, compartilhe! E siga o canal do pessoal do Braddocks Cycling Team.

Falando em marchas, você sabia que limpar a corrente da sua bike é importante? Confira post.

Até a próxima!

Equipe blogbikebazar

Sobre Equipe blogbikebazar 119 Artigos
Somos um grupo de amigos da cidade de São Paulo, apaixonados por bikes, ciclismo e triathlon. Pedalamos há mais de 16 anos e queremos compartilhar com vocês, ciclistas iniciantes e profissionais, nossas experiências adquiridas!

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*