Aprenda tudo sobre bicicleta com a Escola Park Tool!

escola park tool mecânica e e curso de bicicletas
Foto divulgação Park Tool

Você usa a bike para transporte? Você usa a bike para lazer? Você usa a bike para ciclo turismo? Você possui uma bicicletaria? A Escola Park Tool pode te ajudar!

Isso mesmo! A empresa tem solução para todos os públicos que utilizam uma bike! Com mais de 6.000 (seis mil) alunos em 5 anos de operação, foca em ensinar, por meio de cursos, tudo sobre bicicletas. Para iniciantes (para quem usa a bike poucas vezes) até o avançado (para quem quer abrir uma bikeshop/bicicletaria).

Além disso, seu certificado é reconhecido internacionalmente, e a empresa possui ex-alunos espalhados pela Europa, Oceania, Ásia e Canada.

Curso de mecânica para bicicletas. Foto: Park Tool
Curso de mecânica para bicicletas. Foto: Park Tool

Não deixe essa oportunidade passar! Clique ao lado para abrir o site da Escola Park Tool e, enquanto carrega, continue lendo nossa matéria.

Como surgiu a ideia?

Tudo começou antes de 2013, quando o Henrique Zompero, fundador da Escola Park Tool no Brasil, tentava destacar o diferencial de sua loja de bicicleta. Buscando desenvolver seu diferencial na mão de obra qualificada (atendimento, rapidez na execução dos serviços e outros detalhes), ele percebeu que seria preciso estudar muito e se especializar, para que conseguisse capacitar seus mecânicos e funcionários com excelência.

Diante disso, ele resolveu participar pela primeira vez do Park Tool Tech Summit (uma mega semana de aulas das mais diversas marcas de bikes realizada nos Estados Unidos da América), em que conseguiu aprender tudo o que precisava.

Manutenção de bikes. Foto: Park Tool
Manutenção de bikes. Foto: Park Tool

Neste curso, Henrique teve uma nota muito alta, e acabou sendo convidado para ministrar aulas de mecânica em nome da The Park Tool School no Brasil e/ou em qualquer lugar do mundo que tenha uma escola dessas.

A partir desse convite, ele resolveu apostar no mercado nacional e iniciou, em 2013, a escola em São Paulo.

Com o sucesso de sua escola em São Paulo, 2 anos depois (em 2015) surgiu uma filial em Belo Horizonte.

E o que a Escola Park Tool faz exatamente?

A empresa é uma escola que oferece cursos para pessoas iniciantes e profissionais que queiram se especializar em montagem e manutenção de bicicletas. Além disso, tem como objetivo preparar ciclistas para situações de emergência do dia a dia e mecânicos de bicicleta para lojistas ou futuros empreendedores do ramo.

E quais serviços oferecem? Quais necessidades resolvem?

A Escola Park Tool trabalha e propõe soluções para diferentes públicos:

  1. Para os ciclistas em geral, que utilizam a bike como meio de transporte ou lazer, que têm necessidades cotidianas para manutenção básicas, emergenciais e, principalmente, manutenção preventiva. Neste caso, são oferecidos cursos mais básicos (para pessoas que não têm conhecimento de bicicleta).
  2. Para cicloturistas, ciclistas que utilizam a bike para viajar muitos quilômetros por estados e países diferentes. Para esse público, são oferecidos cursos específicos para ciclo viajantes.
  3. Para quem já tem uma loja ou futuros donos de loja, em que o objetivo é mostrar ao lojista como executar pedidos e como escolher os melhores produtos que irão compor o mix da loja. Neste caso, os cursos irão somar no curriculum de quem já é profissional da área, focando em manuais e informações dos fabricantes, além de módulos para entusiastas e futuros empreendedores do segmento.

Os valores dos cursos são bem diferenciados, e você pode conferir todos diretamente no site da Escola Park Tool.

Qual o tempo necessário para realizar cada curso?

A formação profissional (conclusão de todos os módulos) é de 96 horas de aula teórica mais 40 horas de estágio e uma avaliação ao término de toda a jornada. Mas você pode fazer cada curso separadamente, que podem ter entre 7 e 18 horas (dependendo do tema)

Agora é só verificar o dia da agenda e ir fazer a aula!

Instalação e regulagem de câmbios. Foto: Park Tool
Instalação e regulagem de câmbios. Foto: Park Tool

O que os torna diferentes de outras iniciativas?

Entre os vários diferenciais da empresa, o primeiro a ser destacado é a preocupação em fazer com que as pessoas utilizem o equipamento da melhor forma possível.

Além disso, o certificado fornecido pela empresa após concluir todos os módulos (Formação Profissional Completa) é reconhecido internacionalmente. Isso é extremamente importante para as pessoas que são amantes de bike e querem viver disto fora do Brasil.

Onde posso encontrar?

A Escola fica em São Paulo (Rua Sargento José Spessoto, 25 – Vila Mariana), em Belo Horizonte (rua mármore, 206 sala 1 e 2 – Belo Horizonte) e também em uma van, que é uma escola móvel, usada para ministrar aulas específicas em um parque de São Paulo e também como oficina nas provas de MTB e Speed que a Escola Park Tool presta suporte.

Oficina Móvel da Park Tool. Foto: Park Tool
Oficina Móvel da Park Tool. Foto: Park Tool

Quais os desafios para 2018 a Escola Park Tool enxerga no mercado?

Até o momento, já deu para perceber que 2018 é o ano da bicicleta elétrica! Muitas marcas nacionais estão apostando nisso, e o Henrique já sabe que o desafio da Escola Park Tool para este ano será oferecer um módulo que dê autonomia ao mecânico para entender, fazer manutenção preventiva e até conseguir consertar possíveis defeitos neste novo modelo de bike.

Eles mandaram uma mensagem para os leitores do blogbikebazar:

Convido vocês a conhecerem um pouco melhor a sua bike, seja para fazer manutenção quando necessário, seja apenas para entender melhor o que o mecânico diz ter de arrumar em sua bicicleta. Agende uma visita em nosso espaço e conheça um pouco mais sobre a escola!

Vídeo da Escola Park Tool:

Acesse as redes sociais da Escola Park Tool:

Facebook: https://www.facebook.com/escolaparktool

YouTube: https://www.youtube.com/c/EscolaParkToolchannel

Instagram: https://instagram.com/escolaparktool

E ai?! O que achou?

Deixe sua opinião nos comentários abaixo!

Um abraço, e até a próxima!

Equipe blogbikebazar

Sobre Equipe blogbikebazar 130 Artigos
Somos um grupo de amigos da cidade de São Paulo, apaixonados por bikes, ciclismo e triathlon. Pedalamos há mais de 16 anos e queremos compartilhar com vocês, ciclistas iniciantes e profissionais, nossas experiências adquiridas!

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*