Curso ensina mecânica básica de bicicleta para mulheres!

mecânica de bicicleta para mulheres!
Foto: pixabay

Ninguém merece sair para andar de bicicleta e ficar na mão… ou melhor, a pé, porque a sua bike decidiu quebrar! Não é mesmo?

Andar pelas ruas esburacadas, e muitas vezes sujas, das grandes cidades é um risco constante para nossas bicicletas. Por conta disso, apesar de ser inaceitável, é muito comum que algo aconteça a nossa bike, sendo necessário descer dela e ter que empurrá-la até o destino ou bicicletaria mais próxima.

Em alguns casos, pode até ser algo simples de resolver, mas como algumas pessoas não entendem muito do funcionamento da parceira de pedal, acabam ficando refém das bicicletarias… refém do custo e do tempo disponível para cuidar da sua bicicleta.

Pensando nisso, Viola Sellerino (uma entusiasta por bikes) criou um curso de “Mecânica Básica de Bicicleta para Mulheres”, com o objetivo de tornar as mulheres ciclistas mais independentes, confiantes e autônomas, capazes de arrumar, sozinhas, os problemas da sua bike, de forma rápida, fácil e sem precisar voltar a pé para casa!

Como surgiu a ideia?

Há mais de um ano, Viola ganhou uma bicicleta usada com tantos problemas, mas tantos, que nem dava para usá-la. Sem dinheiro para arrumá-la, começou a frequentar a oficina colaborativa Mão na Roda, onde as pessoas podem arrumar, sozinhas ou com a ajuda dos outros usuários e/ou voluntários da oficina, as bicicletas.

Ela frequentou este local por mais de 1 ano, indo 3 vezes por semana… desmontando e montando a bicicleta de amigos e sua própria. Durante esse período, aliou pesquisas externas para ampliar seu conhecimento e hoje faz a mecânica e a revisão da bike sozinha.

E, como muitas das coisas boas da vida, o curso nasceu por acaso. Tudo surgiu durante uma conversa com outras mulheres em uma conversa só de mulheres.

Há quase um ano, Viola descobria que muitas dessas mulheres gostavam do tema, mas não sabiam nada sobre. E tinham um interesse imenso em conhecer mais (pelo menos o básico). Então surgiu a primeira oficina, sem muitas expectativas… mas que vem se repetindo, mensalmente.

mecânica de bicicleta para mulheres!
Manutenção no pneu. Foto: Viola Sellerino

Quando acontece o próximo curso?

O Curso acontece em um sábado, dia 10 de março, das 15:00 às 19:00.

Onde?

No Fazedoria – Rua Newton Prado 24, perto do metro Tiradentes (linha azul), São Paulo-SP.

Preciso levar algo?

Você deverá levar muita disposição para aprender, um caderno (caso seja do tipo que gosta de fazer anotações) e (se quiser) poderá levar sua própria bike, e aprenderá a mexer especificamente nela.

Quanto custa?

Apenas R$ 50,00! Pense nisso como um investimento. Basta fazer o cálculo de quanto gasta cada vez que leva a sua bike a uma bicicletaria.

Seguindo a linha de investimento, neste curso você aprenderá sobre Manutenção Corretiva (aquela feita quando o problema já ocorreu) e sobre Manutenção Preventiva (aquela feita constantemente, para evitar que a bicicleta tenha algum problema), diminuindo sua despesa com manutenção.

O que vou aprender?

Neste curso, você aprenderá, especificamente:

  • Como montar e desmontar as rodas;
  • Como trocar a câmara, o pneu e a fita;
  • Como consertar furos;
  • Como alinhar as rodas (o que são os raios);
  • Como ajustar os freios;
  • Como ajustar o câmbio traseiro e dianteiro;
  • Como trocar os cabos;
  • Como limpar e lubrificar a bicicleta;
  • Todas as ferramentas para ter sempre com você;
  • E tudo o que vier, o papo rola solto e um encontro nunca é igual ao outro!

Mais informações

O curso tem VAGAS LIMITADAS!

Para participar é necessário fazer a reserva da vaga por meio de depósito antecipado.

Você poderá ter mais detalhes acessando o evento no facebook ou mandando mensagem diretamente para Viola Sellerino, pelo whatsapp: (11) 987187929.

E ai?! O que achou?

Deixe sua opinião nos comentários abaixo!

Um abraço, e até a próxima!

Equipe blogbikebazar

Sobre Equipe blogbikebazar 159 Artigos
Somos um grupo de amigos da cidade de São Paulo, apaixonados por bikes, ciclismo e triathlon. Pedalamos há mais de 16 anos e queremos compartilhar com vocês, ciclistas iniciantes e profissionais, nossas experiências adquiridas!

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*