20kg a menos, 400km percorridos! A experiência de quem participa de provas de longas distâncias

subida longas distâncias audax

Após postarmos sobre o que é o Audax (se você perdeu, clique aqui e leia na íntegra), não tem nada melhor do que ouvir um pouco o que um dos participantes desse tipo de prova tem a nos contar, não é mesmo?!

Por meio das redes sociais, conhecemos o Bruno Barufi, um ciclista apaixonado por provas de longas distâncias da Equipe de Ciclismo de Campo Mourão, patrocinado pela FECAM e Ligue Telecom.

Bruno mora em Campo Mourão, no Paraná, e começou a pedalar há 2 anos e 6 meses, com o objetivo de parar de fumar e se distrair. Durante este período, pegou gosto pela bike, emagreceu quase 20 kg e quer ir cada vez mais longe, sempre com total apoio de sua esposa.

bruno brm 600 longas distâncias
Equipe de Ciclismo de Campo Mourão, patrocinado pela FECAM e Ligue Telecom.

Como começou a participar de provas de longas distâncias?

Quando tinha apenas 2 meses desde que começou a pedalar, decidiu percorrer 180km com sua MTB (Mountain Bike). Nessa brincadeira, ele “quase morreu” de cansaço (quem nunca?!), mas não desistiu, e até gostou disso.

A partir de então, o gosto pelo ciclismo de longa distância começou a aparecer, e ele passou a pesquisar sobre essas provas e acabou se simpatizando pelo AUDAX.

Desde então participou dos BRM (BREVETS RANDONNEURS MUNDIAIS) em Maringá, Curitiba e Florianópolis.

E como foram essas provas?

Durante essas provas, Bruno enfrentou muitos quilômetros em condições diferentes… pedalou com chuva, com sol, com temperaturas acima de 30 graus e até com temperaturas negativas. Apesar disso, no final de todos os BRM, ele ficou com aquele gosto de “quero mais”.

Isso porque cada prova é uma emoção diferente, um aprendizado novo. Novas amizades são formadas e isso acaba me deixando viciado nesse tipo de prova/evento.

Bruno e seu filho longas distâncias
Bruno e seu filho

 

Como é a preparação?

Ele concilia seus treinos com o trabalho, cuidados com os filhos e deveres da casa, e portanto, assume treinos bem simples, mas efetivos, os quais você pode conferir abaixo:

  • Realiza treinos funcionais;
  • Alimentação balanceada;
  • Treino na academia;
  • Treino no rolo livre durante a semana;
  • “Longões” aos finais de semana;

Qual foi a prova mais marcante?

A prova mais marcante foi o Flèche Vélocio*, pois os membros da equipe constroem um forte espírito de amizade por pedalar juntos, aprendendo a seguir o mesmo ritmo, compartilhando o mesmo objetivo: fazer uma boa prova.

Bruno combinou tudo com seus companheiros de equipe pela internet, e só os conheceu no dia da prova. Na ocasião, eles largaram de Londrina, com destino a Curitiba, o que totalizou 386 km (e 6mil metros de altimetria acumulada!). Bruno diz que a melhor parte foi pedalar por 24 horas compartilhando histórias e objetivos de vida.

certificado audax bruno barufi
Recebendo o Certificado BRM

Meta para 2017

Neste ano (2017), Bruno está fechando a série Super Randonner pelo clube Audax de Maringá na qual consiste em pedalar as 4 etapas do calendário anual do Clube.  E seu próximo desafio já está bem próximo, será o BRM600, que acontecerá em 23 de setembro (sábado).

Desejamos a esse simpático ciclista, uma excelente prova! E agradecemos imensamente a oportunidade de poder compartilhar a sua história e nos ajudar a construir um conteúdo de ciclistas para ciclistas!

Bom pedal, Bruno! Depois conte para nós como foi! Muito obrigado!

Até a próxima!

Equipe blogbikebazar

*A Flèche Vélocio é um evento em equipe, composta por 3 a 5 ciclistas que devem andar juntos. É realizada no fim de semana da Páscoa, com duração de 24 horas, em que cada equipe escolhe seu ponto de largada, sendo que os ciclistas devem percorrer, ao menos, 360 km até a chegada. Todas as equipes começam na sexta-feira ou na madrugada de sábado, com o objetivo de chegar no ponto de concentração (chegada) até domingo de Páscoa pela manhã. Neste dia, todos os competidores se encontram na chegada para conversar e comemorar o feito juntos.

 

Tem uma história ou iniciativa interessante sobre ciclismo? Escreva para a gente pelo e-mail contato@blogbikebazar.com.br. Queremos conhecer você. E, quem sabe, publicar uma história aqui na seção Ciclistas no Brasil. Esse espaço é feito para que atletas amadores, profissionais e amantes do ciclismo sejam valorizados. E para que gente disposta a investir no ciclismo brasileiro possa encontrar boas iniciativas como a sua.
Sobre Equipe blogbikebazar 147 Artigos
Somos um grupo de amigos da cidade de São Paulo, apaixonados por bikes, ciclismo e triathlon. Pedalamos há mais de 16 anos e queremos compartilhar com vocês, ciclistas iniciantes e profissionais, nossas experiências adquiridas!

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*