VÍDEO | 6 dicas importantes para ciclistas que irão fazer uma prova de longa distância!

cicloviagem longa distância audax gran fondo

Se você fará uma prova de longa distância do tipo AUDAX ou GRAN FONDO, seguem 6 dicas importantes para te ajudar no desafio:

1. Quando parar de pedalar, coloque em uma marcha mais leve

Fazer isso fará com que na sua retomada pro pedal, você force menos seus músculos. Como se trata de uma prova de resistência, sempre é importante preservar seus joelhos, pernas e energia.

2. Se for parar, sempre avise com as mãos

Importantíssimo! Isso evita acidentes. Ah e lembre-se! Se estiver com sapatilhas, tire o pé do pedal antes de parar. Não deixe para retirar o pé do pedal muito próximo, pois como você estará pedalando há um bom tempo, qualquer movimento com as pernas fica um pouco difícil e mais suscetível ao desequilíbrio…

3. Veja o mapa e rota previamente

Geralmente as provas são bem organizadas. Mas olhar as rotas, curvas e pontos de mudança de sentido no percurso ajudará a você a ganhar tempo.

4. Mantenha distância no pelotão

Se você não está acostumado(a) a andar no pelotão, sempre mantenha uma distância mínima de 1m em relação ao ciclista da frente. Além disso, ande com pelo menos dois dedos no manete, como se estivesse pronto(a) para frear. Você nunca sabe o que pode acontecer no pelotão a sua frente. Esteja atento(a)!

5. Aprenda a alimentar-se pedalando

As provas de longa distância exigem muita energia! Por isso, mantenha-se hidratado(a) e faça pequenas refeições durante o percurso! Por isso, durante seus treinos, aprenda a alimentar-se em cima da bike e pedalar com uma mão só, enquanto a outra mão pega os alimentos do bolso ou a garrafa de hidratação. Pode parecer besteira essa dica, mas lembre-se que pedalar por muito tempo, deixa nosso corpo com os reflexos mais lentos…

6. Não perca tempo e esfrie o corpo nos pontos de parada

Geralmente, as provas possuem estações de parada. Alimente-se pouco, encha novamente sua garrafa de água, coloque os alimentos no bolso e volte a pedalar antes do corpo esfriar. Caso contrário, você sentirá dores e o pedal ficará mais “pesado”.

Veja vídeo:

Compartilhe conosco suas experiências!

Sobre Equipe blogbikebazar 156 Artigos
Somos um grupo de amigos da cidade de São Paulo, apaixonados por bikes, ciclismo e triathlon. Pedalamos há mais de 16 anos e queremos compartilhar com vocês, ciclistas iniciantes e profissionais, nossas experiências adquiridas!

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*